sábado

D01.07:45

Entro no elevador. Pressiono o botão para o terceiro andar. Algum tempo atrás, quando andei a querer estar mais fisicamente activo, fazia esta subida pelas escadas. Tenho saudades desse tempo. Vivia iludido e feliz. O elevador pára no primeiro andar. Um dos rostos familiares entra. Não sei qual o nome desta cara nem qualquer outra característica que o possa demarcar de todos os outros. Apenas sei que entrou para a empresa o ano passado.
"Bom dia."
"Bom dia. As horas a que temos de trabalhar, não é verdade?"
"Sim. O dia devia apenas começar às dez da manhã. Assim podíamos dormir três horas à segunda feira."
"Hehe. Precisamente."
Chegámos ao terceiro andar. Eu saio e ele continua.
"Bom trabalho."
"Igualmente."
Aquela conversa simples e casual deixou-me calmo. Depois de tanta agitação, qualquer momento rotineiro e que conseguisse prever fazia-me sentir bem. Fazia-me sentir real.
Dirigi-me para a minha secretária, cumprimentando vários colegas pelo caminho. Alguns sorrisos femininos revelavam experiências passadas. Esta ténue intimidade no local de trabalho permite-me suportar as horas de repetido tédio cinzento a que estou sujeito dia a dia. "Será que alguém repara que hoje não dormi?" pensei. Sinto-me plenamente desperto, mais que em qualquer outro dia. Não tenho olheiras nem qualquer outro sinal exterior que possa indicar que estive a noite toda acordado. Apenas a minha mente tem a marca do tempo de insónia. Sento-me. Ligo o computador. Verifico faxes, e-mails, papéis deixados em cima da secretária, telefonemas... o habitual.
O ponteiro do rato começa a tremer ligeiramente no ecrã. Talvez seja a imagem do monitor que esteja instável. Retiro a mão do rato e o ponteiro pára. Era eu que estava a tremer. Um pequeno mas perceptível tremor controlava a minha mão. Nunca me tinha acontecido isto. Conheço pessoas que começam a tremer descontroladamente e sem nenhuma causa aparente. Mas eu não. Será alguma repercussão dos sucessivos acontecimentos bizarros e do constante estado de confusão a que estive sujeito? Será por causa da insónia? Não vejo como uma simples noite sem sono me pode estar a afectar desta forma. Milhares de pessoas ficam noites sem dormir sem nunca se sentirem alteradas fisicamente. Levanto-me. Vou até à casa de banho. Lavo a cara e as mãos. A tremura continua e a afecta apenas a mão direita. Não estou nervoso, aliás, estou bastante sereno. Poderá ser esta a causa? Esta serenidade rara num momento em que, talvez, devesse estar a sentir precisamente o inverso? Estarei a violar alguma regra da conduta humana? Vou regressar para o meu lugar. Se me distrair isto deve passar. Seja como for, não sinto nenhuma dor ou algo insuportável em estar assim, apenas desconforto.
"Tavez estejas no lugar errado."
Esta frase pareceu sobrepor-se a toda a agitação do escritório.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial